RPAonline

Ajuda

info Para realizar as instruções abaixo, esteja autenticado no sistema.

1. Cadastro do tomador do serviço

Clique no item TOMADORES no cabeçalho desta página. Informe a razão social e o CNPJ da empresa e acione o botão INCLUIR.

2. Emissão do recibo

info Para emitir um recibo é necessário que haja pelo menos um tomador cadastrado no sistema.

Clique no item RECIBOS no cabeçalho desta página. Selecione a empresa tomadora do serviço. Informe a descrição, o valor do serviço e o local de assinatura. Acione o botão EMITIR.

Para facilitar a emissão, o sistema preenche automaticamente a descrição, o valor do serviço e o local de assinatura com os valores obtidos do recibo mais recente emitido para a empresa tomadora selecionada, caso exista.

Após a emissão, o recibo será relacionado na tabela de emitidos. Clique no ícone file_download para baixar o recibo correspondente no formato PDF.

3. Personalização do demonstrativo

Para personalizar o demonstrativo do recibo, acione o botão DEMONSTRATIVO após selecionar a empresa tomadora do serviço. Você será confrontado com um formulário que lhe permitirá:

  • Alterar a descrição e o valor do primeiro vencimento do demonstrativo.
  • Incluir um segundo vencimento no demonstrativo.
  • Incluir um desconto no demonstrativo.

O primeiro vencimento não pode ser nulo, pois representa o valor do serviço prestado. O segundo vencimento só será incluído no recibo se seu valor não for zero. O mesmo vale para o desconto.

3.1. Inclusão de um segundo vencimento

Para incluir um segundo vencimento, após selecionar a empresa tomadora do serviço, acione o botão para exibir o demonstrativo. A descrição, por padrão, é Outro vencimento. O valor, zero. Ambos podem ser alterados conforme desejado.

3.2. Inclusão de um desconto

Além de calcular automaticamente os valores das retenções de INSS e IRRF o sistema permite que um outro desconto seja incluído pelo usuário manualmente.

Na tela de gerenciamento de recibos, após selecionar a empresa tomadora do serviço, acione o botão para exibir o demonstrativo. A descrição, por padrão, é Outro desconto. O valor, zero. Ambos podem ser alterados conforme desejado.

Observe que o desconto pode ser informado tanto como um valor absoluto em Real quanto como um valor percentual. Para alternar entre uma forma e outra, pressione a tecla % do seu teclado. O percentual é mais adequado a especificar alíquotas tributárias. Ele incide sobre valor bruto do recibo.

Por exemplo, suponha que sobre o serviço prestado incida uma alíquota de ISS de 2,25%. Para efetuar esse recolhimento, preencher ISS no lugar de Outro desconto, e digitar 2,25% no valor.